Belezas cênicas em uma variedade de ambientes, além da contemplação de diferentes espécies de flora e fauna do Cerrado são alguns dos atrativos do Parque Nacional (Parna) Chapada dos Guimarães. Além de ser marcado pela diversidade de relevo, o parque faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.
O Parque pode ser visitado durante o ano inteiro. Atualmente, a entrada é franca. A visitação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está sendo reestruturada e os atrativos são abertos de acordo com a capacidade de gestão e com a adequação das estruturas e do sistema de controle, de modo a garantir uma visitação segura, agradável e de baixo impacto ambiental. Atualmente, estão abertos à visitação o Mirante do Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, Cidade de Pedra e o Morro de São Jerônimo. Exceto o Mirante Véu de Noiva os demais atrativos necessitam de agendamento prévio com guias ou condutores autorizados pelo Parque Nacional.
O Parque não possui alojamentos para visitantes ou pousadas e não é permitido acampar dentro dos limites do Parque. Os visitantes podem se hospedar na cidade de Chapada dos Guimarães(campings, hotéis e pousadas) ou mesmo na cidade de Cuiabá.
IMPORTANTE: las compras realizadas con tarjetas de crédito argentinas, se pagan en pesos argentinos a la cotización del "dólar tarjeta / turista"