Localizada à apenas 100 km da capital mineira e 74 km do principal aeroporto do estado, a Serra do Cipó é um pedacinho da Serra do Espinhaço que vem conquistando a atenção dos visitantes e ganhando destaque no cenário nacional como destino referência no Turismo de Natureza. Em razão da expressiva biodiversidade da região, foi criado,
em 1984 , o Parque Nacional da Serra do Cipó, com o compromisso de proteger muitas espécies de animais e plantas que existem apenas aqui.
Mais de 40 cachoeiras e inúmeros cursos d'água e piscinas naturais de águas cristalinas são encontrados entre as curvas da Serra. Há trilhas nas quais é possível observar a grande diversidade da flora e da fauna, além de curiosas rochas pontiagudas presentes em toda a área.
As duas principais atrações do parque são o Cânion da Bandeirinha ("Desfiladeiro"), a doze quilômetros da sede, e a Cachoeira do Sobrado ("da Farofa"), a oito quilômetros da sede, ambos balneáveis, ou seja, o banho é permitido.
Outros atrativos estão abertos à visitação, apesar de ainda estarem em fase de estruturação, como as cachoeiras do Sobrado de Cima, Andorinhas, Gavião, Congonhas, Tombador e Travessão - divisor de águas de onde se avista o desfiladeiro do Rio do Peixe. Por serem atrativos de difícil acesso e ainda com sinalização insuficiente recomenda-se a contratação de um condutor local.
Existem também os campos rupestres e campos de altitude, no alto da Serra do Cipó, em paisagens amplas e impressionantes, repletas de flores em várias épocas.
IMPORTANTE: las compras realizadas con tarjetas de crédito argentinas, se pagan en pesos argentinos a la cotización del "dólar tarjeta / turista"